XVI Conferência de Assistência Social reuniu representantes dos municípios do Piauí

Em 2025, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) completou 20 anos de consolidação no Brasil. Para marcar a data, o Piauí realizou, em Teresina, a XVI Conferência Estadual de Assistência Social, iniciada na última quarta-feira (15). O evento teve como tema central as duas décadas de construção e fortalecimento do SUAS, reunindo representantes da sociedade civil e gestores do estado. 

O encontro teve como foco analisar as propostas oriundas das etapas municipais e deliberar diretrizes que pudessem consolidar e expandir a atuação do SUAS no Piauí, com base em princípios de participação e corresponsabilidade entre os entes federados. A secretária Núbia Lopes destacou a importância da articulação entre diferentes áreas de atuação do governo. “A SERES buscou fortalecer a integração entre as políticas públicas de assistência, direitos humanos, igualdade racial, juventude, povos tradicionais, gênero e diversidade. Pois acreditamos que nenhuma política social se sustenta isoladamente.

O enfrentamento à pobreza, à exclusão e às violências exige atuação conjunta, empatia e compromisso de todas as áreas do governo e da sociedade civil”, declarou. As conferências realizadas no estado abriram espaço para que a sociedade civil organizada pudesse explicitar suas demandas e eleger delegados representantes que contribuíram para a construção de melhores políticas públicas.

O secretário da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), João de Deus Sousa, também reforçou a relevância do momento. “Foi um momento importante para discutir propostas que transformarão a vida das pessoas em cada município. Por isso, a participação foi fundamental para construirmos uma assistência social sólida e comprometida com a vida do nosso povo”, afirmou o secretário.

Ao todo, os 224 municípios do Piauí participaram da etapa municipal, de onde surgiram propostas para políticas públicas estaduais e federais, que foram avaliadas e votadas na etapa estadual.

O representante dos usuários do SUAS, Carlos Augusto, afirmou que as mudanças são feitas por meio da construção coletiva. “Buscamos melhoria dentro da assistência social, mas a gente só pôde fazer a assistência se nós, usuários, formos atrás dos nossos objetivos e realmente lutarmos pelo que a gente acredita.”

O evento seguiu até quinta-feira (16). Ao final da conferência, foram escolhidos 60 delegados que representarão o Piauí na XIV Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília.

Repórter: Vitória Luna

 

Leia Também