Seres prestigia solenidade de entrega da Carteira Nacional Docente para professores

Com a carteira nacional, os docentes poderão ter acesso facilitado aos descontos garantidos para a categoria, como meia-entrada em cinemas, teatros e shows, além de novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Rafael Fonteles realizaram, nesta quarta-feira (5), a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), em cerimônia no Centro de Convenções de Teresina. Mais de 900 professores receberam o documento oficial, que garante identificação nacional e acesso a benefícios. A secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, esteve presente na solenidade.

Durante o evento, também foi anunciado que 60 docentes com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão contemplados com vouchers de R$ 3 mil para aquisição de tablets ou computadores. Ao todo, cerca de 1,7 mil professores do estado estão habilitados e terão dados analisados para serem contemplados.

Em sua fala, o ministro Camilo Santana, avaliou que, além de prática, porque exclui a necessidade de levar o contracheque para provar que exerce a profissão, a carteira é um reconhecimento à importância dos professores. “O médico tem a carteira dele, o advogado tem a carteirinha dele, o engenheiro tem a carteirinha dele. Por que o professor não pode ter uma identidade, por lei, que possa identificar a mais importante profissão desse país? Nós lançamos essa carteira no Dia do Professor, lá no Rio de Janeiro, para quando o professor chegar para embarcar e mostrar lá para fazer o check-in. Para quando ele chegar no cinema, não precisar mais levar um pedaço de papel”, enfatizou o ministro.

O governador Rafael Fonteles destacou as políticas permanentes de valorização da categoria no estado. “O Piauí, sem dúvida, vai aproveitar todos os eixos do Mais Professores; vamos continuar o nosso trabalho ano após ano e dar um aumento linear na carreira, como fizemos ano passado, de 5,35%, como fizemos este ano, aumentando a distância entre os níveis. Teve níveis que receberam aumento superior a 10%. Nos últimos três anos temos feito grandes avanços, desde a Lei do Piso instituída pelo presidente Lula”, afirmou o governador.

Para os educadores, o momento representou conquista e reconhecimento. “A gente se sente valorizado. Poder retirar a carteira da nossa profissão significa muito. O trabalho do professor é essencial para a sociedade e me sinto lisonjeada em estar aqui hoje”, afirmou Valmira Brandão, professora do ensino médio em Teresina.

Como solicitar a Carteira Docente

No Piauí, mais de 57 mil professores já podem solicitar a CNDB. O documento é gratuito, tem validade de 10 anos e contempla as redes pública e privada. Pode ser solicitada no sistema Mais Professores, com a conta do gov.br. O professor confirma seus dados, envia foto e endereço. A versão digital fica disponível na hora e a física é enviada pelos Correios.

Para ter direito à CNDB, é obrigatório exercer atividade docente em instituição de ensino, ter CPF regular junto à Receita Federal e possuir cadastro ativo no e-Social pelo empregador. A solicitação é totalmente online e garante aos professores identificação nacional, acesso a descontos em atividades culturais e em serviços vinculados ao Programa Mais Professores, como hospedagem, tecnologia e ferramentas pedagógicas, por meio da plataforma #TôComProf.

Válida em todo o país

Carteira Nacional Docente do Brasil tem validade de dez anos, é gratuita e aceita em todo o território nacional. Podem solicitar o documento professores de todos os níveis e etapas da educação.

Com a carteira nacional, os docentes poderão ter acesso facilitado aos descontos garantidos para a categoria, como meia-entrada em cinemas, teatros e shows, além de novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil — entre eles, cartões de crédito com condições especiais, desconto de 15% em hotéis, alimentação por aplicativos de entrega e compra de produtos e ferramentas educacionais.

Para ser elegível, é preciso que o CPF do docente esteja em situação regular junto à Receita Federal e que o profissional esteja exercendo a profissão. O documento já pode ser requisitado na internet. Basta digitar “Sistema mais Professores” no buscador, clicar na página, entrar com o CPF cadastrado na conta Gov.br e preencher com os dados solicitados.

Tags: ,

 

Leia Também