As reuniões tiveram o objetivo de apresentar o projeto do Porto Piauí, esclarecer informações e organizar o processo de diálogo com as comunidades tradicionais.

Foram realizadas nos dias 14 e 15 de janeiro, respectivamente, reuniões nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia, sobre a Consulta Prévia, Livre e Informada do Porto Piauí, coordenadas pela secretária Núbia Lopes, e conduzidas pelo Grupo de Trabalho da CPLI, formado pelas secretarias de Relações Sociais (Seres), Planejamento (Seplan) e de Meio Ambiente (Semarh), com participação da empresa Porto Piauí.
O primeiro encontro foi realizado com pescadores e pescadoras que trabalham no Porto do Dandão, em Luís Correia, para apresentação do projeto. A reunião foi dividida em dois momentos: o primeiro momento foi conduzido pela Porto Piauí e o segundo momento conduzido pela Seres, com apoio técnico da Seplan e da Semarh. A atividade teve como principal objetivo ouvir as pescadores e pescadoras, compreender suas preocupações, desafios e possíveis impactos relacionados a implementação do projeto Porto Piauí.
Já em Cajueiro da Praia, o momento de diálogo aconteceu na Colônia de Pescadores Z6 e reuniu pescadores e pescadoras artesanais. Ao longo da consulta, pescadores e pescadoras trouxeram contribuições valiosas e sugeriram medidas para minimizar impactos e assegurar direitos.

A CPLI é um direito fundamental garantido às populações tradicionais, assegurando que cada comunidade seja protagonista na tomada de decisões sobre ações que podem afetar seus territórios, modos de vida e atividades produtivas. A iniciativa, pioneira no Piauí reforça o compromisso do Governo do Estado com a participação social, a transparência e o respeito às identidades e tradições do litoral piauiense. Uma construção conjunta, contínua e baseada no diálogo.




















Fotos: Natalina Alves
Tags: participação social, seres