O congresso debateu plano de lutas de trabalhadores rurais do Piauí com base no desenvolvimento rural sustentável e solidário.

A secretária Núbia Lopes participou, nesta quarta-feira (21), da solenidade de abertura do 9º CETTR – Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (Fetag-PI), no Centro de Estudo Sindical, com a participação do governador Rafael Fonteles.

Na abertura, os trabalhadores discutiram a atualização do Plano de Lutas para o quadriênio 2026-2030, com base no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Ao todo, o evento reuniu representantes de 125 municípios. Ao falar aos participantes do congresso, o governador Rafael Fonteles reafirmou o apoio do Governo do Estado à agricultura familiar e ressaltou a importância desse setor.

Além da programação de discussões, os trabalhadores conduzirão, na sexta-feira (23), a deputada estadual Elisângela Moura para a presidência da instituição. Ela concorre em chapa única. Além de debates sobre sustentabilidade sindical, políticas públicas para a agricultura familiar, estratégias de fortalecimento da organização dos sindicatos rurais, os desafios políticos atuais, a defesa dos territórios e a participação ativa de mulheres, jovens e idosos do campo que compõem o Plano de Lutas da categoria.











Fotos: Gabriel Paulino, Geirlys Silva e Aline Raquel
Tags: participação social, seres