A equipe de engenharia e projetos da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), participou de capacitação sobre a modelagem BIM/Revit na Escola do Governo, que ocorreu na sede da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). A proposta é oferecer ferramentas que, de forma integrada, vão garantir mais eficiência e modernidade nos projetos habitacionais executados pela ADH.
O BIM é a Modelagem da Informação da Construção e envolve todas as etapas e a vida útil de uma edificação como: estudo de viabilidade financeira, econômica e técnica; planejamento; projetos; detalhamentos e compatibilizações; análises; documentação; fabricação; construção; logística; uso, operação e manutenção. Já o Revit, é um dos softwares, ou seja, uma ferramenta que pode ser utilizada nesse processo complexo que é o BIM, desenvolvendo projetos mais completos, inteligentes e de forma mais ágil.
A estratégia BIM BR foi instituída através do Decreto Presidencial No. 9.377, publicado no dia 17 de maio de 2018 e atualmente é regida pelo Decreto Presidencial No. 9.983, publicado no dia 22 de agosto de 2019. O objetivo do governo federal, é incentivar o desenvolvimento do setor de construção, trazer mais economicidade para as compras públicas e maior transparência aos processos licitatórios, além de contribuir para a otimização de processos de manutenção e gerenciamento de ativos
A equipe da ADH é a primeira a participar do curso que torna o processo de trabalho mais tecnológico e dinâmico. “É uma experiência única e útil para um avanço do trabalho, sendo necessário para evoluir, adquirindo mais conhecimento sobre programas de desenhos de arquitetura e engenharia. Nesse processo, todo mundo ganha: o profissional, que adquire mais conhecimento e a comunidade, que receberá um serviço mais qualificado”, avaliou Ozias Alves, que atua na ADH há 41 anos no setor de engenharia como Desenhista e Projetista.
De acordo com a arquiteta e urbanista da SEAD, Beatriz Guedes, responsável por ministrar o curso, explicou que essas novas ferramentas irão ajudar a reduzir erros, deixando tudo mais ágil e que até 2028 será o principal sistema utilizado pelas equipes. “Isso vai refletir positivamente na forma de trabalhar, pois antes trabalhávamos com softwares em 2D e agora com a introdução do BIM/REVIT, podemos fazer o mesmo projeto de uma forma mais rápida e assertiva, em 3D, diminuindo erros, facilitando o processo e melhorando os quantitativos. Estamos somente começando esse processo de modernização e a equipe da ADH foi um dos primeiros órgãos a estar de prontidão para fazer este curso”, destacou Beatriz.
Enter your email address and we will send you a link to change your password.