Perguntas Frequentes

1.Como me cadastrar no Minha Casa Minha Vida?

Na Faixa 1, o cadastro do cidadão ocorre por intermédio da Prefeitura, a quem compete fazer sua inscrição no Cadastro Único. Após o cadastro do cidadão, o ente local realizará a seleção de acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades.

Importante destacar que é PROIBIDA a cobrança de qualquer taxa de cadastramento, tanto no âmbito urbano quanto rural. Ressalta-se que não existe previsão de taxas para priorização de beneficiários. Todos os cadastros são analisados de forma imparcial, de acordo com os critérios de seleção estabelecidos por normativo publicado pelo Ministério.

2. Como receber uma casa pelo programa Minha Casa Minha Vida?

O programa é direcionado às famílias residentes em áreas urbanas com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil e renda bruta familiar anual de até R$ 96 mil que vivem em áreas rurais. Algumas famílias têm prioridade no programa. São aquelas que:

– Estão em situação de rua;

– Tenham a mulher como responsável;

– Tenham pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes;

– Estão em situação de risco e vulnerabilidade;

– Estão em situação de emergência ou calamidade;

– Em deslocamento involuntário causado por obras públicas federais. Neste caso, é preciso preencher outros critérios e prioridades que podem ser definidos pelos estados, Distrito Federal, municípios e entidades.

3. Como participar do programa Moradia para Todos?

Podem participar do programa famílias com renda familiar per capita mensal comprovada entre R$ 89,00 a R$ 178. Para ter acesso ao programa, o morador deve se enquadrar em outros critérios de acordo com a modalidade pretendida: melhoria ou construção do imóvel. Toda a documentação e perfil da família que busca pelo benefício são cuidadosamente observados pela equipe social da ADH.

4. Tenho um débito como regularizo?

A ADH-PI negocia débitos de moradores que são titulares de contrato de financiamento de conjuntos e Empreendimentos habitacionais construídos pelo Governo do Estado através das extintas COHAB, IAPEP e BEP. Os interessados devem procurar a sede da ADH em Teresina, na Avenida José dos Santos e Silva, 1155, Centro ou os escritórios regionais em Parnaíba, Campo Maior, Picos e Floriano. O atendimento presencial, ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 13h30.

5. Onde posso tirar meus boletos atualizados?

Os boletos da Carteira Imobiliária da ADH/PI podem ser consultados através do site, no link  http://boleto.adh.pi.gov.br/MinhaADH/WebForms/frmAbre.aspx ou ainda no atendimento presencial, que ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 13h30. Já os boletos das Carteiras Imobiliárias da Cohab/Emgerpi,Iapep/Fundação Piauí Previdência e BEP/Sefaz, somente são emitidos no atendimento presencial.

6. Quitei minha casa e agora? Como receber minha documentação?

O titular do contrato de financiamento deve comparecer ao setor de regularização da ADH/PI para solicitar. Vale ressaltar que, a solicitação tem que ser feita pelo titular ou procurador público, munido de procuração pública e documentos pessoais dos titulares. O setor analisará o requerimento, e dará um prazo para entrega da documentação.