Programa Capacidades é relançado com novos cursos e parcerias

Iniciativa de capacitação do Ministério das Cidades traz novo portal e vai auxiliar na implementação de políticas públicas nos estados e municípios.

Brasília (DF) – O Ministério das Cidades fez o relançamento nesta terça-feira (21) do programa Capacidades, voltado para a formação e capacitação de quadros técnicos em prefeituras municipais e órgãos dos governos estaduais e federal.

O programa foi instituído em 2007, mas abandonado nos quatro anos do governo anterior. Em seu histórico, o portal do programa possui mais de 172 mil usuários cadastrados, 12 trilhas de aprendizagem e mais de 90 mil certificados emitidos. O novo programa se propõe a pensar as cidades de modo integrado visando a resiliência e a sustentabilidade e vai oferecer cursos gratuitos.

Na cerimônia de relançamento, realizada no auditório do Ed. Celso Furtado, em Brasília, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que o programa Capacidades é de grande importância para ajudar a levar as políticas públicas aos municípios e reforçar o pacto federativo. “Essa é uma realidade específica do governo Lula, que é de aproximar”, disse. “Como podemos falar em retomar o pacto federativo se muitas vezes um prefeito não tem auxílio para elaborar um projeto para ser avaliado e ter os recursos liberados?”

Segundo o ministro, essa é a função do Capacidades. “Facilitar para que engenheiros, técnicos, os próprios prefeitos e vereadores, possam formar projetos sólidos e a gente consiga fazer chegar o recurso aonde ele tem que estar”, afirmou ele.

O secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Junior, lembrou que as políticas públicas do Ministério das Cidades são orientadas por resultados, e que o programa deve ser expandido. “O Capacidades volta com cursos das cinco secretarias do Ministério”, disse. “O que queremos a partir de agora é aumentar a quantidade de cursos e parceiros”.

Participaram do evento de relançamento do programa Capacidades a ministra em exercício das Comunicações, Sônia Faustino Mendes; o diretor geral do Instituto Serzedelo Correia, do Tribunal de Contas da União, Adriano Amorim; a diretora executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Natalia Teles; e a diretora de Transformação Urbana da agência de cooperação internacional alemã (GIZ), Sarah Habersack, entre outras autoridades e parlamentares presentes.

Programa reformulado

O novo Capacidades, reformulado a partir da recriação do Ministério das Cidades em 2023, se propõe a pensar as cidades de modo integrado, visando à resiliência e à sustentabilidade por meio de ações e interações inteligentes, com parcerias e diálogos com todas as instâncias de atuação no ambiente urbano. O programa tem a parceria da agência de cooperação internacional da Alemanha (GIZ) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Além disso, pauta-se pelas soluções verdes, inclusivas e não sectaristas, baseadas na natureza, diversificadas nos territórios, municípios e regiões brasileiras, incluindo as periferias, visando o bem-estar social das pessoas, de forma que todos possam se reconhecer neste novo momento da humanidade: digital e orgânico, integrado e inter-relacionável, para esta e para as futuras gerações.

Acesse www.capacidades.gov.br e saiba mais

Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

Tags: ,