No Piauí, 70,47% das famílias que estão no CadÚnico têm mulheres como chefes do lar

No Piauí, um grupo significativo de mulheres tem desempenhado o papel de chefes de família. Dados do Cadastro Único (CadÚnico) revelaram que 70,47% das famílias inscritas, têm mulheres como chefes do lar. Os números evidenciam não apenas a magnitude do desafio enfrentado por essas mulheres, mas também a importância de políticas de assistência social para garantir seu bem-estar e o de suas famílias.

No novo formato do programa federal Minha Casa, Minha Vida, será priorizado o acesso à habitação de interesse social às famílias que tenham a mulher como chefe de família. Existe, também, uma medida de proteção às mulheres a qual estabelece que os contratos e os registros efetivados no programa serão formalizados, preferencialmente, em nome da mulher e, na hipótese de esta ser chefe de família, poderão ser firmados independentemente da outorga do cônjuge.

Francisca das Chagas, 39 anos, é mãe solo de três filhos e ilustra bem os números apresentados. Chefe de família, em 2015 foi contemplada com um apartamento do Minha Casa Minha Vida e recentemente beneficiada pela portaria nº 1.248/2023 do Ministério das Cidades com a quitação do seu contrato de financiamento.  “Ser mãe solteira e chefe de família é uma responsabilidade enorme. Ter a ajuda do governo com um programa tão importante como o Minha Casa Minha Vida foi essencial para nós. Hoje tenho um lar para chamar de meu”, comemora.

Moradora do Residencial Jacinta Andrade, Michela Veras, 49 anos, é também chefe de família e compartilha da rotina de afazeres domésticos, trabalho fora de casa, a criação dos filhos e agora atenção a uma netinha. “Hoje eu vejo se renovar o ciclo de ser mãe, empreendedora, chefe da casa e agora avó. O que a gente mais vê é a necessidade da mãe solo, mulher provedora do seu lar estar a todo momento tendo que se reafirmar. A todo momento a gente tem que estar falando que é capaz. É um desafio”, desabafa.

Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), Carlos Edilson, ao incluir as mulheres como prioridade em programas habitacionais, o governo não está proporcionando apenas moradia digna, mas também promovendo a equidade de gênero e o empoderamento econômico dessas mulheres.

“É fundamental reconhecer o papel crucial que as mulheres chefes de família desempenham na sustentação de seus lares. Ao investir nelas, estamos investindo no futuro de suas famílias e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, avalia.

Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data é um marco da luta pela igualdade de gênero e traz inúmeros questionamentos sobre o papel das mulheres. Desde 1908, quando a data foi instituída, o dia 8 de março vem sendo um espaço para celebrar os avanços das mulheres na política, economia e na sociedade.

Tags: , ,