Equipe Social da ADH atualiza cadastro de famílias quilombolas em São Miguel do Tapuio

No intuito de promover melhorias habitacionais e atender às demandas da comunidade, a equipe social da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) realizou uma visita ao Quilombo Macacos, localizado a 26 km da zona urbana de São Miguel do Tapuio, Norte do Piauí. O objetivo principal da visita foi atualizar o cadastro socioeconômico das famílias que serão beneficiadas pelo programa Moradia para Todos.

A ação foi uma resposta às solicitações da associação que representa os moradores do quilombo. Reconhecendo a importância de ouvir e atender às necessidades da comunidade, a equipe da ADH se empenhou em coletar informações detalhadas sobre as condições de moradia das famílias. Nesse momento, serão atendidas 20 famílias.

Instituído pela Lei nº 7.953, de 07 de outubro de 2021, o Moradia para Todos visa proporcionar moradia digna para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica com melhorias ou construção de imóveis. O programa conta com recursos do Tesouro Estadual.

Durante a visita, foram realizadas entrevistas com os moradores para entender suas necessidades específicas e coletar dados essenciais para a atualização do cadastro. Aspectos como infraestrutura básica, qualidade das construções e características dos domicílios foram minuciosamente registrados.

“O programa vai proporcionar a essas famílias um lar mais seguro e confortável. A moradia é o principal meio que uma pessoa tem para ter a sua dignidade estabelecida e estar num lugar adequado para viver. Então a expectativa é muito boa em relação a essas melhorias que elas vão receber”, avalia Maria Félix, tesoureira da Associação Quilombola Rural dos Macacos e liderança comunitária.

Certificado há quase 30 anos, o Quilombo Macacos conta com 65 famílias que vivem da agricultura familiar e pequenas criações de animais domésticos.

“O Moradia para Todos é um dos programas executados pela ADH que visa o atendimento daquelas famílias que estão em condições de vulnerabilidade social. Esse trabalho que faremos no Quilombo Macacos contemplará famílias com melhorias das unidades habitacionais para dar mais segurança e dignidade a essas pessoas”, fala Ademir Nascimento, diretor de habitação da ADH-PI.

Podem participar do Moradia para Todos famílias com renda familiar per capita mensal comprovada entre R$ 89,00 a R$ 178. Para ter acesso ao programa, o morador deve se enquadrar em outros critérios de acordo com a modalidade pretendida: melhoria ou construção do imóvel. Toda a documentação e perfil da família que busca pelo benefício são cuidadosamente observados pela equipe social da ADH.

As obras no Quilombo Macacos devem têm previsão de iniciar em maio.

Tags: , ,

 

Leia Também