ADH participa de capacitação em Libras e reafirma compromisso com inclusão

A Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI) reafirma seu compromisso com a inclusão e acessibilidade ao participar de uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O programa Entenda Minhas Mãos é uma iniciativa da Secretária de Administração (SEAD), em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Escola de Governo.

Foram disponibilizadas vagas para servidores de todos os órgãos da administração estadual.  A capacitação em Libras surge como uma iniciativa crucial para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços e informações no serviço público. Ao capacitar colaboradores em Libras, a ADH-PI busca reduzir barreiras de comunicação e promover uma experiência mais inclusiva para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

“Esse curso é muito importante para que nós, enquanto prestadores de serviços públicos, possamos nos adaptar às necessidades diversificadas da população, garantindo que todos os indivíduos, independentemente de suas capacidades auditivas, possam se beneficiar dos programas e serviços oferecidos”, avalia Sérgio Aguiar, servidor da ADH, que está participando do curso Entenda Minhas Mãos.

Em 2002, a Lei nº 10.436, reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos e com base nisso, em 2010, de acordo com a lei Nº. 12.319, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete de Libras, foi-se instituído a obrigatoriedade da inclusão de intérpretes de Libras em repartições públicas.

A ADH-PI reconhece a importância de investir em capacitação contínua para sua equipe, garantindo que estejam bem preparados para atender às demandas variadas da comunidade. A compreensão e fluência em Libras ampliam a capacidade da equipe em se comunicar efetivamente e prestar um serviço de qualidade a todos os cidadãos. Na equipe de assistentes sociais da ADH, há uma servidora com proficiência em Libras e que realiza esse atendimento quando necessário.

“A AHD está comprometida em buscar oportunidades de aprimoramento e desenvolvimento, assegurando que suas práticas e serviços estejam alinhados com os princípios de equidade e justiça social”, diz o diretor-presidente da ADH, Carlos Edilson.

As aulas estão acontecendo desde março e seguem até outubro, no Núcleo de Formação Antonino Freire (NUFAF) na modalidade presencial, no horário de 11h às 13h, com mais duas horas de atividades práticas na plataforma online.

Tags: ,

 

Leia Também