Servidores da ADH participam de treinamento para supervisionar jovens aprendizes

A partir da próxima semana, a Secretaria de Administração Pública (SEAD) irá direcionar quatro jovens para a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI) selecionados no Programa Oportunidade Jovem Aprendiz. Para garantir a adequada supervisão e apoio a esses jovens, a SEAD ofertou um curso de capacitação para os servidores de cada órgão participante.

O treinamento é uma preparação para que os servidores da ADH-PI possam desempenhar o papel de supervisores, assegurando um ambiente de trabalho propício para o desenvolvimento profissional e pessoal dos adolescentes.

O Programa Oportunidade Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, realizada pela SEAD e tem como objetivo oferecer qualificação profissional para adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego formal remunerado promovendo a inclusão social. Além disso, visa assegurar os direitos à educação e ao trabalho conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

“Eu acho muito interessante essa iniciativa do Governo do Estado que, oferecendo um primeiro emprego aos jovens, abre portas no mercado de trabalho e dá a oportunidade a estes meninos e meninas de se desenvolverem. Além de ter essa preocupação em criar um ambiente seguro para o jovem, que é essencial para que eles se sintam confortáveis a aprender”, afirma a servidora Maria do Socorro, que participou do curso.

O programa visa selecionar, contratar, capacitar e qualificar 400 adolescentes e jovens, dos quais quatro serão redirecionados para a ADH-PI. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais que serão divididas em quatro horas diárias de atividades teóricas e práticas, simultâneas ou não, sendo que o horário de expediente do aprendiz sempre vai respeitar os compromissos escolares.

O curso de capacitação para os servidores aborda diversos temas essenciais para a supervisão dos jovens aprendizes, incluindo o entendimento das responsabilidades dos supervisores, gestão e acompanhamento da folha de ponto dos jovens, importância da formação teórica, estratégias para lidar com baixo rendimento, suporte psicossocial necessário para os jovens, e diretrizes e procedimentos para possíveis desligamentos.

A participação da ADH no Programa Oportunidade Jovem Aprendiz reflete o compromisso do órgão com a inclusão social e o desenvolvimento profissional dos jovens. A capacitação dos servidores é um passo essencial para assegurar que os objetivos do programa sejam alcançados com sucesso.

 

Leia Também