Entrega de casas e reforma da sede administrativa marcam 1º semestre na ADH-PI

A Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) fechou o primeiro semestre desse ano com ações significativas e avanços importantes para o estado. Com uma série de iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, a ADH se destacou pela execução de projetos que visam atender às necessidades habitacionais e de infraestrutura em diversas cidades piauienses.

Foi feita a entrega da primeira etapa da construção de 150 casas na Serra do Inácio divisa do Piauí com o estado do Pernambuco. Em junho, 12 famílias foram contempladas com unidades habitacionais que têm terraço, uma sala, copa/cozinha, área de serviço externa, banheiro social e três quartos, além de piso cerâmico. A previsão é de pelo menos mais 30 casas sejam entregues ainda este ano nas cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo, municípios que integram essa região. O investimento é do Fundo Estadual de Combate à Pobreza no Estado do Piauí (Fecop).

Além desse importante entrega na Serra do Inácio, a ADH percorreu outras oito cidades fazendo o cadastro social e vistorias técnicas para enquadramento das famílias no programa Moradia Para Todos, que prevê melhorias residenciais (reformas) ou construção. Pelo menos 54 famílias serão atendidas e terão acesso a moradias mais seguras e dignas. Além de Teresina, serão contemplados os municípios de Picos, Geminiano, Santa Cruz do Piauí, São João da Varjota, Oeiras, Água Branca e São Miguel do Tapuio.  A ADH-PI está aguardando aprovação orçamentária para o início das obras.

Além das ações voltadas para a habitação, a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí investiu em obras de mobilidade e infraestrutura urbana em quase 10 cidades.

Outra realização marcante deste semestre foi o início da reforma da sede da ADH. A modernização das instalações não só irá proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado para os funcionários, mas também melhorar a capacidade de atendimento ao público, facilitando o acesso aos serviços oferecidos pela agência.

Em junho, a ADH anunciou a isenção de taxas administrativas para diversos serviços e a medida visa facilitar o acesso e proporcionar economia aos piauienses titulares de financiamentos em conjuntos habitacionais construídos pelo Estado. A nova portaria estabelece a isenção de taxas que anteriormente eram cobradas para serviços como emissão de carta de quitação, transferências, cessões e ofício de liberação de hipoteca.

“Nós reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento habitacional e social do Piauí. As ações realizadas neste primeiro semestre demonstram que estamos trabalhando para melhor a qualidade de vida das famílias possibilitando a elas moradias mais dignas e acesso facilitado aos nossos serviços”, avalia Carlos Edilson, diretor-presidente da ADH.

Foram mais de 4 mil atendimentos registrados no período a mutuários de conjuntos construídos pelo Governo do Estado. Além do atendimento presencial, nos escritórios regionais de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Picos e Floriano, também há a possibilidade de atendimento on-line. Basta que o mutuário encaminhe o seu requerimento/solicitação e cópia dos documentos no email: protocolo@adh.pi.gov.br. O acompanhamento do processo pode ser feito pelo mutuário por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações).