Imóveis do Mocambinho, Promorar e Renascença I recebem cadastradores do ProUrbe

Cadastradores do Programa de Regularização Fundiária Urbana (ProUrbe) estarão, até a próxima sexta-feira (2), nos conjuntos Promorar, Mocambinho e Renascença I, coletando informações para o processo de emissão do registro de imóveis. A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH-PI), como gestora dos contratos imobiliários dos imóveis construídos pelo Governo do Estado, tem atuado em parceria com Secretaria da Administração (Sead).

Para participar do ProUrbe, o mutuário deve estar sem pendências financeiras ou contratual. A regularização contratual envolve a formalização adequada da propriedade por meio de documentos legais, como escrituras e contratos de compra e venda, enquanto a regularização financeira visa garantir que não haja pendências que possam comprometer a participação no programa.

Os mutuários com alguma pendência financeira ou contratual devem buscar a Agência de Desenvolvimento Habitacional para fazer a regularização. O funcionamento é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

A visita dos cadastradores tem sido fundamental para identificar os ocupantes dos imóveis, levantar dados sobre as características das construções e mapear a situação fundiária de cada propriedade. Essa etapa representa o primeiro passo para iniciar o processo de regularização fundiária, que beneficia não apenas os moradores, mas também contribui para a ordenação do espaço urbano, reduzindo os conflitos fundiários e promovendo a inclusão social.

O ProUrbe faz parte da política estadual de regularização fundiária urbana, instituída por meio da Lei nº 8.153/23, com o objetivo de identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais, e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos seus respectivos ocupantes.

 

Leia Também