O ano de 2024 marcou um capítulo especial na história das muitas famílias que, por meio do trabalho da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH-PI), conquistaram o direito à moradia digna. Um dos marcos mais emocionantes foi a entrega de unidades habitacionais na Serra do Inácio, localizada na divisa do Piauí com Pernambuco, compreendendo os municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo.
Cada chave entregue não simboliza apenas uma casa nova, mas a realização de um sonho que transforma vidas. Para, pelo menos, 12 famílias de Betânia do Piauí e Curral Novo, o sorriso das crianças correndo pelo quintal e a segurança de um teto sobre suas cabeças agora são realidades. As casas, construídas com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), representam mais do que paredes e telhados: são espaços de afeto, pertencimento e esperança renovada.
“Me sinto muito feliz e apoiada dentro da minha casa. Tenho meus canteiros com minhas ‘verdurinhas’ plantadas no quintal. Para quem vivia no aluguel, ter uma casinha é uma benção. Sou muito feliz e agradeço a Deus a oportunidade de estar dentro do que é meu”, diz a agricultora Teresinha Francisca da Conceição.
A felicidade de ter um imóvel próprio é compartilhada por outras famílias que foram beneficiadas, como a da dona de casa Valdelice Dias dos Santos. Para ela, a nova casa trouxe mais segurança e conforto.
“Antes, eu morava numa casinha que quando chovia era como estar debaixo de um chuveiro. E eu sempre pensava e perguntava: meu Deus, será que antes de morrer ainda vou ter uma casa que eu possa me deitar e dormir tranquila? Hoje, eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, e ao Governo do Estado e a ADH pelo meu lar”, fala emocionada a agricultora.
O diretor-presidente da ADH, Carlos Edilson, enfatiza a importância do trabalho que é resultado de um esforço coletivo envolvendo engenharia, assistência social e planejamento. “Cada família que recebe a chave de sua casa começa um novo ciclo de vida, com mais dignidade e segurança. Este é o compromisso do Governo do Estado com a cidadania e o bem-estar social e nós, enquanto agência, temos trabalhado com afinco para reforçar esse compromisso”, destacou o gestor.
Ainda conforme Carlos Edilson, o impacto dessas ações vai muito além da entrega das unidades habitacionais. “Moradia é um direito, e garantir que cada família tenha um lar seguro é investir em um futuro melhor. A habitação social é uma ferramenta essencial para combater as desigualdades e construir um Piauí mais justo”, ressaltou o diretor.
Além das 50 unidades desta primeira etapa de obras na Serra do Inácio, outras 100 casas estão em construção e seguem sendo acompanhadas por equipes técnicas da ADH. A primeira fase integra um projeto piloto lançado pela ex-governadora Regina Sousa. Na nova etapa de construções, que teve início em abril deste ano, as unidades deverão ser entregues ao longo do ano de 2025.
Cada visita técnica, cada entrega realizada, carrega histórias emocionantes de superação. Ao olhar para o horizonte de um novo ano, as famílias da Serra do Inácio renovam suas esperanças, agora com alicerces sólidos de concreto e cidadania. Esse é o legado da ADH: transformar vidas e sonhos em realidades concretas.
Enter your email address and we will send you a link to change your password.