Documentário “Mário Fontenelle, a Oração Silenciosa” terá Lançamento com Mediação de Paulo José Cunha

No dia 6 de junho, a AMICULT – Associação dos Amigos do Centro Cultural M. Paulo Nunes e o Conselho Estadual de Cultura têm o prazer de convidar para o lançamento do documentário “Mário Fontenelle, a Oração Silenciosa”, dirigido pelo cineasta Pedro Jorge. Este evento especial contará com a mediação do jornalista Paulo José Cunha.

O documentário “Mário Fontenelle, a Oração Silenciosa” narra a vida e obra do renomado fotografo Mário Fontenelle, destacado através de entrevistas, imagens de arquivo e momentos marcantes, o documentário retrata a trajetória deste importante piauiense,

O lançamento do documentário de curta-metragem, com 25 minutos de duração, que retrata a biografia de Mário Fontenelle, desde a Parnaíba sua cidade natal, até Brasília, onde documentou a construção de Brasília através da arte da fotografia, tendo o seu acervo um caráter reconhecidamente histórico. O filme tem direção e roteiro de Pedro Jorge de Castro, texto de Paulo José Cunha/ Pedro Jorge de Castro e narração de Paulo José Cunha. O lançamento será dia 06 de junho, às 9h00, na sede do Conselho Estadual de Cultura, localizada à rua 13 de maio, 1513, Sul. O primeiro fotógrafo oficial de Brasília, Mário Fontenelle, é tema do documentário “ Mário Fontenelle, a oração silenciosa”. O filme é uma pesquisa, direção e roteiro do cineasta Pedro Jorge. O curta-metragem mostra a história do fotógrafo por meio de documentos, imagens e depoimentos de profissionais de imagem, jornalistas, cientistas sociais e professores. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho desse pioneiro, que morreu aos 67 anos no ostracismo no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, localizado no Núcleo Bandeirante. Nascido em Parnaíba, Piauí, Mário Fontenelle é considerado um dos mais importantes memorialistas de Brasília, com a produção de mais de 5 mil fotografias da construção da Capital. Os registros foram feitos com uma máquina fotográfica recebida das mãos do então presidente Jucelino Kubitschek. Essas imagens compõem o acervo do Fundo Novacap do Arquivo Público do DF, valioso conjunto documental que ajuda a contar a história de Brasília. Apesar da sua enorme contribuição, Mário Fontenelle morreu pobre, sozinho, e seus últimos anos de vida foram num asilo. Entre os seus registros mais emblemáticos estão o cruzamento dos eixos, marco zero da construção de Brasília e a clássica imagem de JK e Lúcio Costa, lado a lado, no local onde se iniciaria o Eixo Monumental.

O projeto AMICULT, que visa a formação de plateia cultural, integra educação e cultura por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação. Em uma iniciativa para fortalecer os diálogos entre Cultura e Educação, 80 alunos do CETI MARIA MELO serão convidados para assistir à exibição do filme. Esse tipo de interação é fundamental, pois ambas as instâncias são pilares na formação de nossa sociedade. Após a exibição, que ocorrerá pontualmente às 10h, haverá um bate-papo mediado por Paulo José Cunha, proporcionando uma oportunidade única para uma discussão rica e educativa sobre o filme e seus temas.

6 de Junho, de 10h às 11h30, na Sede do Conselho Estadual de Cultura do Piauí.

ENTRADA GRATUITA.

Tags: , , , ,

 

Leia Também