O Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC-PI) participou, na manhã desta terça-feira (15), da abertura oficial da 22ª Semana dos Povos Indígenas, realizada no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes.. O evento reuniu representantes de diversas etnias, autoridades e instituições comprometidas com a valorização das culturas originárias.
A cerimônia de abertura contou com momentos marcantes, como a execução do Hino do Piauí pelo Coral Indígena Terra, composto por estudantes das etnias Warão e Guajajara do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko. A apresentação foi regida por Yovine Warao e pela educadora de música ancestral Aliã Wamiri Guajajara. Em seguida, o público assistiu à tradicional Dança do Toré, realizada por indígenas da etnia Tabajara.
Durante a programação, foi realizada uma sessão extraordinária do Conselho Estadual de Cultura, em respeito e reconhecimento ao protagonismo dos povos indígenas no cenário cultural do estado. O momento integrou arte, educação e política cultural, reafirmando o compromisso do Conselho com a escuta ativa e a valorização da diversidade.
A programação da 22ª Semana dos Povos Indígenas se estende até o dia 30 de abril e inclui, entre outras atividades, a Exposição “Experimentação Artística dos alunos do CETI Indígena Oka Ka Inaminanoko”, aberta ao público na Galeria de Arte do Museu do Piauí, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O evento é gratuito e conta com o apoio do Comitê de Cultura do Piauí, no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, reforçando a atuação da Secult na promoção da diversidade cultural e no fortalecimento do patrimônio indígena piauiense.
Tags: conselho de cultura do piauí, culturapi, museudopiaui