INTERPI entrega Título Coletivo de Propriedade à Comunidade Quilombola Caraíbas em Isaias Coelho

Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) entregou o tão esperado título coletivo de propriedade para a histórica comunidade quilombola Caraíbas, localizada no município de Isaias Coelho. O evento, que aconteceu na manhã da última terça-feira, foi celebrado por autoridades locais, representantes do INTERPI e membros da comunidade, consolidando um marco importante na defesa dos direitos territoriais e culturais das comunidades quilombolas.

O diretor-geral do INTERPI, Rodrigo Cavalcante, expressou sua satisfação em participar desse momento histórico. “A entrega do título coletivo de propriedade para a comunidade quilombola Caraíbas é um passo significativo em direção à garantia de direitos e à valorização da cultura quilombola em nosso estado. Esse documento não apenas reconhece o direito ancestral da comunidade sobre suas terras, mas também representa um compromisso firme do INTERPI em promover a justiça social e a igualdade de direitos”, afirmou Cavalcante.

A comunidade quilombola Caraíbas, composta por famílias que preservam suas tradições e modos de vida há gerações, aguardava ansiosamente pelo reconhecimento oficial de seu território. Com a concessão do título coletivo de propriedade, os moradores de Caraíbas agora têm a segurança jurídica necessária para permanecer em suas terras, além de acesso a políticas públicas e programas de desenvolvimento social.

A liderança da comunidade quilombola, Mestre Noturno, compartilhou sua gratidão e esperança durante a cerimônia. “Receber o título coletivo de propriedade para nossa comunidade é mais do que uma conquista legal, é uma vitória para nossa história, nossa cultura e nossa identidade como quilombolas. Com esse documento, fortalecemos nossa luta por justiça e reconhecimento, e podemos construir um futuro mais digno e próspero para nossas famílias”, destacou Mestre Noturno.

A entrega do título coletivo de propriedade para a comunidade quilombola Caraíbas representa um avanço significativo na garantia de direitos e na promoção da igualdade no estado do Piauí. O INTERPI reafirma seu compromisso em continuar apoiando e defendendo os direitos das comunidades quilombolas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Tags: , ,