INTERPI Entrega Título Coletivo para Comunidade Quilombola Pitombeira em Queimada Nova

Em uma cerimônia marcada por celebração e emoção, o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) entregou o tão aguardado título coletivo de terra para a comunidade quilombola Pitombeira, em Queimada Nova. O evento, que aconteceu na última segunda (25), reuniu autoridades locais, representantes do INTERPI e membros da comunidade, marcando um marco histórico na luta pelos direitos das comunidades quilombolas do estado.

O diretor-geral do INTERPI, Rodrigo Cavalcante, expressou sua satisfação em participar desse momento significativo. “A entrega do título coletivo para a comunidade quilombola Pitombeira é o resultado de um longo processo de reconhecimento e valorização da história e cultura quilombola. Com esse documento, garantimos segurança jurídica e fortalecemos os direitos territoriais dessa comunidade tão importante para o Piauí”, afirmou Cavalcante.

A comunidade quilombola Pitombeira, localizada no município de Queimada Nova, há anos aguardava pelo reconhecimento oficial de suas terras. Agora, com o título coletivo em mãos, os moradores de Pitombeira têm garantido o direito de permanecer em suas terras ancestrais, além de acesso a políticas públicas de desenvolvimento rural, educação e saúde.

A liderança da comunidade quilombola, Manoel Santos, também compartilhou sua alegria e gratidão durante a cerimônia. “Receber o título coletivo para nossa comunidade é um momento de grande importância e emoção para todos nós. Isso representa o reconhecimento do nosso território, de nossa história e de nossa luta. Agora, podemos olhar para o futuro com mais segurança e esperança”, destacou Manoel.

A entrega do título coletivo para a comunidade quilombola Pitombeira reafirma o compromisso do INTERPI em promover a justiça social e a valorização da cultura quilombola no estado do Piauí. Essa conquista representa não apenas um marco legal, mas também um passo significativo em direção à igualdade e ao respeito pelos direitos das comunidades tradicionais.

 

Leia Também