A iniciativa faz parte do programa Oportunidade Jovem, que visa oferecer mais de 10 mil oportunidades de trabalho e emprego até o final de 2024.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) realizou na quarta-feira (17) uma reunião online com a participação de representantes da Solar Coca-Cola Nordeste, a segunda maior fabricante de bebidas do grupo Coca-Cola Brasil, e das equipes da SASC, COJUV, SEPLAN e Investe Piauí. Na reunião, foram apresentados os programas Oportunidade Jovem e Projeto Coletivo Jovem, do Governo do Piauí e da Solar Coca-Cola Nordeste, respectivamente. Também foi discutida a conexão entre os dois programas e a formação de uma parceria para impulsionar a capacitação de jovens e a criação das primeiras oportunidades de emprego.
O diretor de Atração de Investimentos da SDE, Ulysses Moraes, destacou a importância da parceria para o sucesso de ambos os programas. “A colaboração entre o Governo do Piauí e a Solar Coca-Cola Nordeste é essencial para ampliarmos o alcance e a eficácia dessas iniciativas. Juntos, podemos proporcionar mais oportunidades para nossos jovens, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e preparando uma nova geração de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.”
A SDE é responsável, em conjunto a SASC, COJUV e Investe Piauí, pelo eixo “Primeira Oportunidade”, que visa a oferta de oportunidades do primeiro trabalho e emprego para jovens estudantes da rede pública estadual entre 18 e 29 anos e o pagamento do valor equivalente à metade do salário mínimo vigente por 4 meses, com o investimento inicial de R$ 5 milhões de reais. O eixo também visa a criação de uma plataforma digital para oferta de oportunidades de trabalho e emprego, de forma integrada e acessível aos piauienses.
Lançado em junho de 2023, o programa Oportunidade Jovem é o maior programa de inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho na história do Piauí, com um investimento total de R$ 26 milhões e a meta de criar 10 mil oportunidades de inserção de jovens de 14 a 29 anos no mundo do trabalho até o final de 2024. O programa está dividido em quatro eixos: monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho.
O Coletivo Jovem, do Instituto Coca-Cola Brasil e Solar Coca-Cola, atua desde 2009 na formação de jovens para o mercado de trabalho, com mais de 200 mil formados pelo programa e 60 mil empregados no mercado de trabalho. O programa também oferece uma plataforma digital de capacitação profissional integrada ao WhatsApp, que inclui temas como construção de currículo e planejamento financeiro. Os participantes que concluírem as atividades recebem um certificado e podem se candidatar a vagas em uma rede de mais de 400 parceiros empregadores.