Secretaria do Desenvolvimento Econômico irá intermediar o cadastramento de empresas para contratação de jovens piauienses

Através da plataforma Piauí Oportunidades e do edital para o Eixo Primeira Oportunidade, lançados hoje (18), a iniciativa do Governo do Piauí é voltada para a oferta de trabalho e emprego para jovens e adolescentes.

Nesta quarta-feira (18), o Governo do Piauí apresentou importantes iniciativas voltadas para a inclusão de jovens piauienses no mercado de trabalho, por meio do lançamento do edital para o Eixo Primeira Oportunidade, vinculado ao programa Oportunidade Jovem, onde as empresas que contratarem jovens formandos da rede pública de ensino terão acesso a um apoio financeiro estratégico, fomentando a geração de emprego e renda no estado.

O projeto faz parte de uma parceria entre Seplan, SDE, Cojuv, SASC, Investe Piauí e PIT, onde busca gerar emprego e renda, priorizando jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, mas também com abertura para a comunidade em geral, oferecendo capacitação e oportunidades de trabalho. O programa prevê a concessão de apoio financeiro mensal correspondente a 50% do valor do salário mínimo vigente para cada novo emprego criado pelas empresas participantes. O benefício será ofertado pelo período de até seis meses, mediante comprovação de formalização de contrato de trabalho nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A iniciativa é voltada para jovens entre 18 e 29 anos, prioritariamente formados na rede pública estadual.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Marques, destacou o papel da plataforma e do edital na promoção de oportunidades de emprego para a juventude piauiense e na atração de empresas para adesão ao programa, que alia inclusão social ao fortalecimento da economia. “Com o programa, iremos oferecer aos jovens da rede pública estadual de ensino a chance de conquistar o primeiro emprego, a primeira experiência de trabalho. Enquanto SDE, nosso papel será mobilizar e conectar as empresas à plataforma, aproximando a juventude capacitada e pronta para o mercado de trabalho”, afirmou.

Além disso, o lançamento do Edital foi acompanhado pela apresentação da plataforma Piauí Oportunidades, um ambiente digital que conecta empresas e candidatos e oferece capacitação e acompanhamento profissional com o uso de uma inteligência artificial integrada à plataforma,  facilitando o encontro entre oferta e demanda de vagas no estado. Até o momento, já estão disponíveis na plataforma mais de 159 cursos de capacitação profissional e mais de 1200 vagas de trabalho.  Acesse a plataforma no link https://piauioportunidades.pi.gov.br/

Fotos: Reprodução / Gabriel Paulino

 

Leia Também