Visita técnica ao futuro Centro da Juventude, apresentação da plataforma Piauí Oportunidades e lançamento do Edital Primeira Oportunidade marcam a presença da SDE no município.
Durante a última terça-feira (22), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Piauí (SDE) esteve em agenda oficial no município de Oeiras, no centro-sul do estado, com ações voltadas à juventude, ao incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento da política de inclusão produtiva no território.
A programação teve início com uma visita técnica ao futuro Centro da Juventude de Oeiras, espaço que será destinado ao lazer, à formação e ao acolhimento dos jovens do município. A visita contou com a presença da diretora de Indústria e Comércio da SDE, Débora Amorim, do técnico do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Guilherme Bonfim, e do coordenador municipal da Juventude, Leandro Rêgo. O local também funcionará, futuramente, como ponto de apoio aos jovens inscritos na plataforma Piauí Oportunidades, oferecendo suporte para navegação, realização de cursos e orientação para inserção no mercado de trabalho.
Ainda na terça-feira, no turno da noite, a Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC) e da Secretaria Municipal da Juventude, realizou, em parceria com o Governo do Estado, a solenidade de apresentação da plataforma Piauí Oportunidades e do Edital Primeira Oportunidade.
A diretora de Indústria e Comércio da SDE, Débora Amorim, foi uma das responsáveis pela condução da apresentação, destacando a importância da iniciativa para o crescimento profissional dos jovens e para o fortalecimento dos pequenos negócios no estado.
“O Piauí Oportunidades é uma ponte entre juventude e mercado. Nossa meta é gerar impacto real, com qualificação e empregabilidade. O Edital Primeira Oportunidade é uma ferramenta concreta que conecta empresas e talentos, promovendo inclusão produtiva”, afirmou Débora.
O gerente de projetos do PIT, Guilherme Bonfim, reforçou o papel da plataforma como facilitadora no processo de capacitação e inclusão produtiva.”A tecnologia tem que servir às pessoas, e é isso que o Piauí Oportunidades faz: aproxima, orienta, conecta. O edital é só o começo de um ciclo positivo para o jovem piauiense,” disse Guilherme. Entre os diversos benefícios da plataforma, se destacam as oportunidades de qualificação profissional gratuita, processos de seleção de candidatos e editais voltados às empresas e aos jovens piauienses entre 18 a 29 anos, em sua primeira oportunidade de emprego.
O evento reuniu empreendedores da região, representantes de municípios vizinhos, lideranças comunitárias e autoridades, como o secretário de Indústria e Comércio de Oeiras, Cleyton Meneses, que destacou a importância da parceria entre os governos municipal e estadual.
“Agradeço à Débora e ao Guilherme e também ao Governo do Estado por estar trazendo essa importante iniciativa aos empresários e jovens oeirenses que irá fomentar e apoiar firmemente o nosso mercado de trabalho.”pontuou Cleyton.
Para o secretário municipal da Juventude, Wanderley Rocha, o momento marca um avanço na política pública voltada para a juventude.”Estamos focando em políticas eficazes e de resultado. O Piauí Oportunidades e o Edital Primeira Oportunidade chegam para fortalecer esse compromisso com os jovens da nossa cidade”, concluiu.
A iniciativa reforça o compromisso da SDE e do Governo do Estado com o desenvolvimento regional, a promoção de empregos e o estímulo ao empreendedorismo entre os jovens piauienses.
Fotos: Leonardo Romero e Fernanda Meneses.
Tags: emprego, empresas, oeiras, piaui, piaui oportunidades