A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Piauí (SDE) marcou presença no lançamento da segunda fase do programa Pactos pelo Piauí, uma iniciativa estratégica do Governo do Estado para promover o desenvolvimento sustentável e a integração entre os 224 municípios piauienses. O evento, realizado entre os dias 24 e 26 de março, foi organizado pela Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria de Governo (Segov), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e equipes técnicas municipais do todo o estado para fortalecer a articulação entre estado e municípios.
O Pactos pelo Piauí tem como principal objetivo facilitar o acesso das gestões municipais a programas e serviços estaduais nas áreas de saúde, educação, segurança, trânsito, sustentabilidade, saneamento, defesa civil e gestão tecnológica. Durante a programação, foram detalhados, formalizados e assinados os pactos nessas áreas, garantindo maior autonomia e eficiência na aplicação das políticas públicas em todo o estado.
A secretária Janaínna Marques e a diretora de Indústria e Comércio, Débora Amorim, destacaram a importância do programa para a economia do estado. “O desenvolvimento econômico depende de uma gestão integrada e colaborativa e a SDE está comprometida em fomentar oportunidades, fortalecer a geração de emprego e renda e impulsionar o crescimento sustentável dos municípios piauienses”, afirmou a secretária.
O evento contou ainda com um espaço dedicado ao artesanato piauiense, valorizando a cultura local, e com estandes de diversas secretarias estaduais, que apresentaram serviços e iniciativas voltadas para a população. Um dos destaques foi o estande do Piauí Oportunidades, plataforma vinculada ao eixo Primeira Oportunidade, do programa Oportunidade Jovem, com a SDE à frente da articulação e do cadastramento das empresas interessadas em participar do edital e ofertar vagas, promovendo a inserção de jovens no mercado de trabalho. Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com a Coordenadoria da Juventude do Piauí (Cojuv), a Investe Piauí, o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), reforçando o compromisso com a qualificação e geração de empregos para a juventude piauiense.
A segunda fase do Pactos pelo Piauí reforça o compromisso do Governo do Estado em promover ações integradas e eficazes, garantindo que os municípios tenham suporte para ampliar suas políticas públicas e oferecer serviços de qualidade à população. A SDE segue empenhada em contribuir para esse avanço, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social do Piauí. Durante os dias do evento, os servidores da SDE, Leonardo Romero, Hermano Araújo, Raquel Sousa, Andreá Lima e Christiane Machado estiveram presentes no estande, auxiliando na articulação das iniciativas e garantindo o suporte necessário para a efetivação das ações propostas.