A Secretaria levou o programa “Liderança em Destaque”, stand para atendimento aos movimentos sociais e lideranças, participou das oficinas do PPA e da plenária com o governador Rafael Fonteles.
Dos dias 10 a 12 de julho foi realizada a 5ª edição do projeto Diálogos pelo Piauí, desta vez, na cidade de Paulistana, no Território Chapada do Vale do Itaim. A SERES Piauí levou o programa “Liderança em Destaque”, que é desenvolvido em parceria com a SEAD, através da Escola de Governo, levando oficinas de capacitação que visam fortalecer as lideranças locais, ampliar o acesso a políticas públicas e promover a formação cidadã em todo o território. Na quinta (10) foram ministrados os cursos de “Capacitação para concorrer a editais públicos” e “Técnicas em Comunicação Assertiva”, todos destinados para lideranças sindicais, comunitárias, povos de terreiros, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas. As formações aconteceram na sede do IFPI.
Na sexta (11) foi realizada a Feira de Serviços, na Praça Padre João Pedro, com atendimentos gratuitos à população com serviços de cidadania, saúde, orientação e capacitação, onde a Seres teve seu stand de acolhimento aos movimentos sociais e lideranças. Na parte da tarde, a secretária Núbia Lopes, acompanhada do secretário Washington Bonfim, participaram das Oficinas Técnicas de Revisão do PPA 2024–2027, para os debates técnicos sobre as prioridades do Território para os próximos anos, também no Campus do IFPI.
Encerrando a edição do Diálogos pelo Piauí no município, o governador Rafael Fonteles participou, no sábado (12), da Plenária Territorial. O chefe do executivo ouviu dos representantes da população os pedidos de obras e ações discutidos durante as Oficinas do Plano Plurianual (PPA), realizadas na sexta-feira (11).
As demandas apresentadas pela população foram divididas em sete eixos: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos. Em cada um dos eixos, foram incluídos cinco pedidos, que foram avaliados pelo governador.
“É ouvindo a população que a gente aperfeiçoa o nosso planejamento, mantendo a conexão com o povo, sendo mais efetivo e eficaz no uso dos recursos públicos, para o bem da qualidade de vida da população” disse o governador.
Encerrando a plenária, o Rafael Fonteles elogiou o evento por permitir maior participação social na tomada de decisões do governo. “Fazemos a escuta ativa, atenta e zelosa do que pontuou o movimento social organizado, o povo, vereadores, prefeitos. O que todos têm a nos dizer para aperfeiçoarmos o planejamento estadual”, concluiu.
O projeto já passou pelas cidades de Picos, Piripiri, Campo Maior e Floriano e segue até setembro, percorrendo os 12 territórios de desenvolvimento do estado. Os próximos eventos estão programados para Uruçuí, Bom Jesus, Parnaíba, São Raimundo Nonato, Oeiras, Valença e Teresina.
Fotos: Geirlys Silva e Natalina Alves
Tags: participação social, seres