O decreto assinado pelo governador foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26).

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, considerando a confirmação da infecção pelo vírus da gripe aviária no Rio Grande do Sul, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o Estado por conta da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade – IAAP através do decreto nº 23.837 de 19 de 2025.
As medidas de monitoramento e as ações preventivas, em função do risco da disseminação da doença em criações de subsistência e na avicultura industrial no Piauí, deverão observar as normas e protocolos sanitários estabelecidos em legislação vigente.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) editará as normas complementares ao cumprimento do decreto e a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da agência intensificou as ações de vigilância em estabelecimentos avícolas comerciais e de subsistência de todo o território piauiense.“Estamos concluindo o ciclo 2024/2025 do inquérito soroepidemiológico para avaliar circulação do virus da IAAP no Piauí e até o momento não registramos casos de IAAP no Piauí”, frisou Idílio Moura, gerente de defesa animal da Adapi.
A adapi reforça:
1. Não temos casos registrados no PI, e o Decreto governametal é para intensificar as ações de vigilância de forma a prevenir o ingresso do vírus da doença no território piauiense.
2. A doença não é transmitida ao ser humano pelo consumo de carne de frango e ovos, podendo a população continuar consumindo os produtos normalmente.
3. Ao avistar uma ave, comercial ou migratória, com sintomas de doença respiratória ou neuológica, como andar em círculos ou sem coordenação motora, procurar a Adapi imediatamente.
4. Não tocar nem manipular aves migratórias mortas.
Comunique a Adapi através do whatsapp: 086994621644 ou pelo e-sisbravet no link: https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action
Tags: adapi, aves, decreto, gripe aviaria, piauí, virus