Cametá (PA) – Entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro de 2025, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) participam ativamente da I Caravana da Educação sobre a Vassoura de Bruxa da Mandioca, promovida pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Pará (SFA/PA), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O evento conta com a participação de diversas instituições estaduais e federais, incluindo Aged (MA), Mapa/SDA, Ceplac, Adab (BA), Adapec (TO), Diagro (AP), Idaron (RO), Agerp (MA), entre outras.
Importância da mandioca no Piauí
A cultura da mandioca desempenha papel estratégico para o agronegócio piauiense, especialmente na agricultura familiar e na economia local.
Em 2023, a produção de mandioca no Piauí atingiu 490 mil toneladas, cultivadas em uma área de aproximadamente 44 mil hectares, com produtividade média de 10.882 kg/ha e rendimento financeiro estimado em R$ 317 milhões, resultando em R$ 7.038,14 por hectare.
A ameaça da Vassoura de Bruxa da Mandioca
A Vassoura de Bruxa da Mandioca é uma pragra quarentenária presente, causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae, que ataca os brotos e folhas da planta, provocando deformações, redução no desenvolvimento vegetativo e comprometendo diretamente a produtividade. Identificada no Amapá e Pará, a doença representa uma ameaça fitossanitária de alto risco para outros estados produtores, como o Piauí, podendo comprometer a base da agricultura familiar e impactar a segurança alimentar e a economia regional. Caso não haja prevenção e controle adequados, a disseminação da praga pode levar a severas perdas na produção, com reflexos em toda a cadeia produtiva da mandioca.
Objetivos e ações da Caravana
A Caravana fundamentada no Programa nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária do Brasil (PROESA), tem como objetivo principal através de palestras, oficinas práticas e ações integradas de vigilância, diagnóstico e educação sanitária a prevenção e o controle da praga Ceratobasidium theobromae, responsável pela Vassoura de Bruxa da Mandioca, que já está presente no Pará e representa ameaça à cultura da mandioca no Brasil.
A Caravana, reforça a importância de estabelecer uma rede regional colaborativa, visando preservar a produção de mandioca e garantir sua sustentabilidade, segurança alimentar e geração de renda na região Norte e Nordeste do Brasil.



Tags: adapi, agricultura familiar, fiscalização, macaxeira, mandioca, mapa, piauí, sada