Gerência de defesa vegetal capacita engenheiros agrônomos responsáveis técnicos para operação do Sidapi

O coordenador de defesa vegetal, Jabes Costa, e o gerente de defesa vegetal, Ozael Valério, capacitaram na manhã da última terça-feira (14/10) os responsáveis técnicos (RT’s) da empresa Boa Esperança, produtora de Banana na Região de São João do Piauí e João Costa, para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) no sistema de defesa agropecuário do Piauí – Sidapi.

O CFO é o documento emitido pelo RT da empresa e garante que a produção é monitorada e livre de pragas quarentenárias, no caso da banana, livre de Moko da Bananeira e da Sigatoka Negra, atendendo a tudo que a legislação federal e estadual pedem, desde o plantio até a saída da carga em caixas higienizadas.

O CFO é exigido pela Adapi para subsidiar a emissão da Permissão de Trânsito Vegetal – PTV, que também é emitido pelo RT no Sidapi, porém, só liberado após conferência de um engenheiro agrônomo fiscal estadual agropecuário, tudo eletronicamente.

“A PTV é um documento muito importante por garantir a sanidade dos plantios e das cargas, além de garantir a rastreabilidade caso seja identificado algum problema com a mesma. Através do Sidapi o produtor e o RT podem emitir a permissão de trânsito de onde estiver sem a necessidade de deslocamento até um escritório da Adapi, agilizando a entrega e dando mais condições de fiscais estarem a campo, fiscalizando as plantações”, destacou Ozael Valério.

Tags: , , ,

 

Leia Também