Doenças
1 – Lentiviroses de Pequenos Ruminantes: CAE / Maedi-Visna
Principais Sinais Clínicos:
Artrite Encefalite Caprina – CAE
Em desenvolvimento
2 – Epididimite Infecciosa Ovina (Brucelose Ovina)
Conceituação: Processo infeccioso clínico ou subclínico e de tendência à crônica, causada pela Brucellla ovis, caracterizada por lesões genitais de epididimite nos machos e placentite nas fêmeas com raros casos de abortamento, elevada mortalidade de recém nascidos, elevada freqüência de nascidos com baixo peso e baixa viabilidade condicionado à elevada mortalidade.
Sinais Clínicos:Ovinos afetados manifestam inflamação dos testículos e epidídimo (uni ou bilateral), facilmente palpável. É um procedimento de suspeição e somente confirmado com base em prova laboratorial direta (bacteriológica para isolamento) e indireta (sorológica).
Nas fêmeas se observam abortamento e endometrite. Ressalta-se que o diagnóstico clínico é extremamente inespecífico devido à existência de muitas outras bactérias causadoras de epididimite tais como Actinobacillus seminis, Histophilus ovis.
Lembre-se também que muitos casos de epididimite são estéreis ou traumáticas que induzem à formação de granuloma.
3 – Linfadenite Caseosa ou Mal-do-Caroço
Conceituação:É causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis.
Manifesta-se, clinicamente, pelo aparecimento de abscessos juntos aos gânglios superficiais.
Os abscessos localizam-se, com mais freqüência, nos gânglios pré-escapulares (espátula) e parotídeos (pré-auricular), seguidos pelos gânglios pré-curais (flanco).
A doença pode, ocasionalmente, encontrar-se nos órgãos e ou linfonodos internos.
Sinais Clínicos:

