A equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizou, nesta sexta-feira (28), uma visita técnica à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), para fazer um alinhamento das ações de prevenção de eventos climáticos.
Na ocasião, discutiu-se as operacionalizações dos recursos da sala de situação. “Essa estrutura de captação de informações contribuirá efetivamente para as tomadas de decisões da Defesa Civil do Estado”, conta o assessor-técnico da Sedec, Werton Costa.
Segundo ele, a sala atua com uma rede de informações fundamentais para garantir proteção e mais segurança à população piauiense. “Trata-se de uma estrutura moderna que funciona como uma rede de monitoramento e alerta de eventos climáticos, como secas e alagamentos”, destaca o assessor.
Além disso, foram debatidos medidas e alinhamentos necessários em relação ao período de estiagem que se aproxima. “O fornecimento de todos esses dados coletados, relativos aos focos de queimada e sobre as áreas de ocorrência, são fundamentais para que possamos elaborar os próximos passos”, ressalta Werton Costa.