Diretoria de Prevenção e Mitigação

A Diretoria de Prevenção representa a primeira fase da administração de um desastre e engloba o conjunto de ações que visam evitar que o desastre aconteça ou diminuir a intensidade de suas consequências. Além disso, reúne o conjunto de ações que visam a melhorar a capacidade da comunidade frente aos desastres (incluindo indivíduos, organizações governamentais e organizações não-governamentais) para atuar no caso da ocorrência deste. A partir dessa diretoria será possível que os planos de prevenção de desastres sejam desenvolvidos de acordo com a seguinte sistemática: estudo de situação, com a finalidade de analisar, avaliar, caracterizar e hierarquizar os riscos de desastres; e plano de redução dos riscos de desastres.

Responsável por estabelecer diretrizes, acompanhar e direcionar a área de prevenção e mitigação da gestão de risco envolvendo medidas e atividades prioritárias, anteriores à ocorrência do desastre. Dessa forma, na prevenção serão necessárias ações destinadas a evitar ou reduzir a instalação de novos riscos de desastres; e na mitigação serão necessárias ações para minimizar os danos e as perdas decorrentes do desastre. Essas ações envolvem capacitações e treinamentos, emissão de alertas e avisos e monitoramento de eventos naturais.

Werton Francisco Rios

Diretor de Prevenção e Mitigação