A equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) esteve reunida, nessa quarta-feira (24), para alinhar estratégias e elaborar um plano de ação voltado ao período de estiagem no Piauí, época essa que se aproxima com a diminuição das chuvas e fenômeno esse que tem efeitos sobre a população humana e animal.

Na ocasião, foram apresentadas as metas a serem cumpridas ainda no ano de 2023, com foco no enfrentamento ao período de seca, bem como ações iniciais para construção do plano de prevenção à estiagem, além de alternativas de captação de recursos estaduais e federais no intuito de operacionalizar as diretrizes discutidas.

De acordo com a secretária da Defesa Civil, Norma Sueli, o plano envolve metas para as ações emergenciais e preventivas, como soluções hídricas, de engenharia e utilização do carro-pipa.

“Foi feito um levantamento para as ações preventivas, como perfuração de novos poços, equipar os poços já existentes, soluções de engenharia que possibilitem a acessibilidade da água por parte da população, dentro das diretrizes traçadas pelo Governo do Piauí, que é de redução do uso do carro-pipa. Essas metas são estabelecidas para o segundo semestre”, disse a gestora.

A secretária também chama atenção para a necessidade de uma ampla campanha educativa junto aos municípios mais afetados em relação às queimadas e o uso consciente da água. “Uma vez que o período da estiagem é marcado por uma elevação da temperatura, redução de umidade e um aumento do consumo d’água, faz-se necessário essa consciência sobre seu uso”, conta Norma Sueli.

Segundo a gestora, outras reuniões ainda serão realizadas com o objetivo de atravessar o período de estiagem com os menores danos possíveis. “As ações preventivas de combate à estiagem devem ser feitas de forma interinstitucional, unindo, principalmente, Sedec, Corpo de Bombeiros e Semarh”, completa.