Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) estiveram reunidos, nesta terça-feira (30), para discutir o levantamento da operacionalidade das estações pluviométricas automáticas e das estações hidrológicas no estado do Piauí.

O Cemaden é um órgão de importância estratégica no assessoramento à proteção civil no Brasil. Só no Piauí foram constatadas 91 estações pluviométricas e mais da metade delas apresentaram algum tipo de “pane” ou dificuldade de funcionamento durante o período chuvoso.

“O Cemaden prontamente se colocou à disposição para fazer uma manutenção programada dessas estações, bem como compartilhamento de dados essenciais para a Defesa Civil do Estado. A partir de hoje, a Sedec vai ter acesso à plataforma de monitoramento às estações, mas também poderá pleitear não só o reparo das que estão inoperantes, como também a instalação de novos equipamentos em municípios que são estratégicos para política de prevenção de riscos e desastres”, explicou o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa.

O diretor de Prevenção e Mitigação também explica que a maior parte das estações pluviométricas e meteorológicas estão concentradas nos municípios do norte e do centro-norte do estado e que há um interesse estratégico por parte da Defesa Civil de reposicioná-las nas faixas cerradeira e sertaneja do sudeste piauiense.

“A ideia é atender o setor produtivo do agronegócio, da agricultura familiar, mas, principalmente, as cidades que vêm apresentando grande força no crescimento econômico, uma expansão acelerada da malha urbana e com ela uma diminuição da resiliência natural, fazendo com que se torne áreas preferenciais para determinados tipos de desastres”, explicou Costa.