Defesa Civil e Semarh desenvolvem campanha de prevenção para o período de estiagem

A equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) reuniu-se, nessa terça-feira (6), com técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para discutir um plano de ação da primeira campanha preventiva em relação ao período de estiagem no estado.

A ação integrará a Defesa Civil, Semarh e Corpo de Bombeiros nas ações de combate, fiscalização, monitoramento, prevenção e educação.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Werton Costa, explica que a campanha contempla diversas frentes. “Não apenas o monitoramento dos focos de calor por meio das plataformas federais e da sala de situação da Semarh, como também a capacitação dos brigadistas e da comunidade, bem como o desenvolvimento de treinamentos voltados à evacuação em condições de incêndios florestais”, conta o gestor.

Werton ressalta a importância das ações em torno da chegada do fenômeno El Nino. “A campanha surge em meio a um contexto climático preocupante. Estamos nos aproximando de um período de estiagem mais intenso em função do fenômeno El Nino, que pode potencializar os focos de calor”, diz Costa.

 

Leia Também