Defesa Civil e Secretaria da Educação alinham programa de prevenção e educação

Representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram reunidos para discutir a realização de ações e programas voltados à prevenção e educação civil nas escolas.

A parceria visa a execução do programa Defesa Civil nas Escolas, que se baseia em uma metodologia de construção da resiliência nas comunidades escolares, chamada de Educação para Redução de Riscos.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, conta que os primeiros alinhamentos são para analisar os possíveis aspectos de colaboração entre os órgãos, elegendo as escolas situadas em áreas de riscos para se tornarem a versão piloto do projeto na rede estadual. “É fundamental que essas escolas estejam distribuídas, não só em diferentes regionais, mas em áreas tradicionalmente conhecidas por seus riscos  geológicos, geomorfológicos, climáticos e hidrológicos”, ressalta.

O programa deverá ser desenvolvido no segundo semestre de 2023 e contará com um trabalho de capacitação de educadores e jovens, a partir da criação de um Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil.

Defesa Civil nas Escolas

O programa Defesa Civil nas Escolas visa promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, nos estudantes e na população frente a ocorrência de eventos adversos.

Seu objetivo é contribuir para a redução da vulnerabilidade, tanto de cenários quanto de sujeitos, atuando na redução de danos, na prevenção, na mitigação e na preparação por meio de estudos básicos sobre gestão de riscos e gestão de desastres, cidadania, meio ambiente e segurança global.