Defesa Civil e Sesapi alinham ações de prevenção a desastres relacionados à saúde

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) participaram de reunião, nessa quarta-feira (28), para articular ações de prevenção a desastres relacionados à saúde.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a política de proteção civil é de natureza multidisciplinar e existem muitos desastres que envolvem causalidades relacionadas à saúde pública, como epidemias, pandemias, crises sanitárias e situações que impactam a vida das pessoas. “Foi uma reunião muito importante pois integra as ações da Sesapi e do Ministério da Saúde com as da Defesa Civil. Essa parceria pretende capitalizar ainda mais as ações dos dois órgãos, a fim de que possamos ter uma assistência mais assertiva, não só no momento de crise, mas estabelecendo a dinâmica da prevenção”, conta o gestor.

O membro do Ministério da Saúde e integrante do departamento da política “Vigiar SUS”, Adriano Arnóbio, conta que a parceria busca integrar diversas frentes. “Pudemos apresentar nossas linhas de ação dentro da política Vigiar SUS, que tem uma preocupação no tocante à saúde nos desastres ambientais. O intuito é desenvolver ações, promover cursos e trocar fluxo de informações e dados relevantes para auxiliar a Defesa Civil na gestão e política de ações”, ressalta o técnico.