Movimentos sociais participam da elaboração de plenária sobre Plano Estadual de Defesa Civil

Com a proposta de promover a troca de conhecimentos, experiências e sugestões para aprimorar o Plano Estadual de Defesa Civil, técnicos da Secretaria de Defesa Civil, se reuniram na manhã desta terça-feira (25), com os representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag-PI) e das comunidades quilombolas e indígenas.

Na pauta, o diálogo sobre a preparação da chamada “Plenária Popular”, para construção do Plano de Proteção e Defesa Civil do Estado do Piauí, que irá promover a participação cidadã na construção de estratégias para fortalecer a Defesa Civil no estado.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil no Piauí, Werton Costa, ressalta a importância de uma metodologia inclusiva e participativa, onde todos os segmentos são ouvidos. “Nós acolhemos os movimentos sociais e a participação popular, pois o que buscamos é uma radiografia perfeita do Piauí, ouvindo todas as expectativas, projetos e realidade socioeconômicas para contemplar um genuíno programa de riscos e desastres”, conta.

Segundo o coordenador de Políticas Públicas para as Comunidades Quilombolas, Marcos Vinicius, a iniciativa da inclusão dos mais diversos segmentos é fundamental. “Esse plano propõe ouvir as demandas da população e das comunidades. E nada melhor do que um plano feito para as comunidades e construído por elas, onde a população se veja realmente representada”, ressaltou o coordenador.

Plenária Popular

O projeto busca envolver a população na discussão e formulação de propostas para fortalecer as ações de defesa civil no estado. O objetivo é promover a troca de conhecimentos, experiências e sugestões para aprimorar o Plano Estadual de Defesa Civil.

A Plenária Popular será realizada no dia 9 de agosto, na Universidade Estadual do Piauí, em Teresina.

 

Leia Também