A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, realizará, na próxima sexta-feira (25), o evento “Picos Resiliente”. A solenidade será na Camará Municipal, com o lançamento das ações integradas da Defesa Civil, voltadas para a gestão das políticas de monitoramento e prevenção de riscos e desastres.
De acordo com a secretária da Sedec, Norma Sueli, o órgão tem uma atuação essencialmente municipalista, uma vez que o braço forte das ações de proteção Civil ocorre no âmbito do município. “Como um articulador de gestão das políticas de monitoramento prevenção de riscos e desastres, nós precisamos desenvolver ações que ocorram no chão das comunidades. Desta forma, a Sedec está celebrando uma parceria estratégica, no formato de pilotagem, com o município de Picos. Essa parceria tem como reflexo a realização do ‘Picos Resiliente’, que vai apresentar um combo de ações e programas que serão adaptados à dinâmica do município”, explica a gestora.
Esses programas estão organizados em quatro eixos de ação: o institucional, voltado para o fortalecimento de Comdecs na microrregião e para a adaptação de ações ao município. O comunitário, que envolve a política do engajamento comunitário com a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). O educacional, que visa uma política de educação para redução de riscos (ERRD), com o lançamento do programa Defesa Civil na Escola, voltado para duas escolas municipais e uma da rede privada inseridas em área de risco. E o eixo de prevenção e resposta, voltado à disponibilização, para o município de Picos, de uma política de monitoramento de risco.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, conta que Picos terá o seu primeiro mapa de riscos. “Estaremos em Picos autorizando o monitoramento aéreo por drone, detalhado e tridimensional, da realidade dos morros picoenses, para que o município seja municiado da informação estratégica, por meio do seu primeiro mapa de riscos e possa proporcionar as políticas públicas necessárias para garantir maior resiliência à população”, explica Werton.
Programação: