Gestores da Defesa Civil estadual e IFPI discutem criação de curso de gestão de riscos e desastres

O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, se reuniu, nessa quarta-feira (27), com o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), Odimógenes Soares, e a pró-reitora de Extensão do IFPI, Diva Amélia, para discutir a realização de um curso técnico de capacitação de profissionais em Defesa Civil.

O intuito do curso é ampliar os conhecimentos e capacitar os profissionais para atuarem de forma eficiente e eficaz na prevenção e gestão de riscos e desastres.

WhatsApp Image 2023-09-28 at 08.25.39.jpeg

Segundo Werton, o Brasil possui uma grande deficiência no que diz respeito ao grau de qualificação dos profissionais de Defesa Civil. “Tivemos um diálogo muito importante com os pró-reitores do IFPI para tratar da profissionalização de técnicos em Defesa Civil, uma demanda que nos foi passada pela Defesa Civil nacional. Assim, pudemos esclarecer a formação, montagem de laboratórios e a estrutura para que um curso dessa magnitude possa funcionar, qualificando com excelência os profissionais dessa área”, ressalta Costa.

A pró-reitora de Extensão do IFPI conta que a gestão de risco é uma área de grande interesse do instituto. “Já temos outras parcerias e ações com a Defesa Civil e essa será mais uma. Neste momento, vamos estruturar o curso, analisar a demanda para viabilizá-lo. Nós buscamos a melhoria na qualidade de vida das pessoas a partir do cuidado, controle e sensibilização de como proceder nos momentos de risco e catástrofes”, explica Diva Amélia.