Defesa Civil lança programa piloto em escola de Piripiri

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) lançou, nesta quinta-feira (5), o programa Defesa Civil na Escola, com ações integradas voltadas à gestão das políticas de monitoramento e prevenção de riscos e desastres. A solenidade foi realizada na Prefeitura Municipal de Piripiri e contou com a presença de gestores, professores e alunos da rede de ensino municipal.

O programa Defesa Civil na Escola será estruturado a partir de uma formação de professores, voltada para objetivos do desenvolvimento sustentável, cidades resilientes, mudanças climáticas, Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros-socorros e percepção do risco. 

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, explica que a formação se inicia com a capacitação dos professores e depois com a inserção dos temas em práticas pedagógicas, até o momento da culminância, que deve ocorrer em meados de junho. “Estamos lançando o projeto e recebendo a acolhida do povo de Piripiri, educadores e alunos, com o engajamento e o envolvimento de toda a equipe pedagógica de duas escolas. Temos convicção de que o município vai colher os frutos desse trabalho de prevenção que se baseia na metodologia de educação para redução de riscos”, reforçou o diretor.

A secretária Municipal de Educação de Piripiri, Tânia Monteiro, ressalta que o objetivo é orientar os alunos através dos profissionais da educação, a fim de evitar riscos e acidentes. “Estamos recebendo os representantes da Defesa Civil que vieram com esse projeto humanitário que antes de tudo é um projeto de defesa à vida”, destacou Tânia.

O projeto Defesa Civil na Escola está sendo executado na forma de um programa piloto, ou seja, é um programa teste a ser executado em três municípios: Piripiri, Picos e Pedro II, com crianças do 6º e do 7º ano.

Em Piripiri, as escolas selecionadas para o projeto foram a Escola Municipal Rural do DNOCS e o Centro Educacional Mul Maria de Lourdes Assunção.

 

Leia Também