Programa Defesa Civil na Escola é lançado em Picos

Picos abriu as portas para o projeto Defesa Civil na Escola, nesta quarta-feira (11). A equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, esteve na Escola Municipal Justino Luz para lançar o programa.

O projeto ocorrerá na forma de pilotagem e será executado em três escolas municipais: Escola Municipal Justino Luz, Escola Francisco José de Araújo e o Instituto Monsenhor Hipólito. Participarão das atividades alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o programa contribuirá para que o ambiente escolar se torne um espaço resiliente. “Aqui em Picos vamos atender duas escolas da rede municipal e uma da rede privada, inicialmente capacitando educadores das ciências humanas e naturais dentro da metodologias  da educação  para redução de risco. Nesse sentido, utilizaremos o princípio do autocuidado, protocolo  de proteção à vida, em trilhas formativas que tratam de temáticas como primeiros socorros, mudanças climáticas, cidades resilientes, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da percepção de risco. Assim, tornaremos nossos jovens em replicadores da cultura de prevenção”, conta.

WhatsApp Image 2023-10-11 at 13.00.27.jpeg

Para a diretora da Escola Municipal Justino Luz, Adriana Araújo, a iniciativa ampliará os conhecimentos de alunos e professores. “Além de aprimorar os conhecimentos dos nossos professores e contribuir para o ambiente escolar e da comunidade em geral, o projeto Defesa Civil na escola também enriquecerá a vida dos nossos alunos, pois muitos não possuem conhecimento do trabalho que a Defesa Civil realiza”, ressalta. 
 

WhatsApp Image 2023-10-11 at 13.00.22.jpeg

Segundo a Irmã Ana Teresa, diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, escola contemplada pelo programa, o projeto vem agregar ao compromisso de formar  os educandos  e educadores para que haja prevenção, cuidado e a proteção de tudo aquilo que venha ser ameaça à vida.

“Dessa forma, teremos cidadãos comprometidos cada vez mais com a sociedade mais fraterna, de paz  e de cuidado uns com os outros. Abraçamos o projeto com compromisso e responsabilidade, pois acreditamos no potencial dos professores e alunos e de que o programa Defesa Civil na Escola irá fortalecer as pautas voltadas à defesa da vida”, frisa. 

 

Leia Também