Sedec inicia trabalhos para a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil no Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Picos, iniciou, nesse final de semana, os trabalhos para a formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec´s), no município.

A formação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec´s) tem como objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, essa é uma iniciativa pioneira no Piauí, porque trabalha com a metodologia da comunicação de risco comunitária. “Significa que as comunidades passam a ser treinadas em todas as ações do ciclo de Defesa Civil, como prevenção, mitigação, resposta e reconstrução, e tornam-se parceiros estratégicos da Defesa Civil nos municípios”, explica.

Werton conta que os Nudec´s organizam a comunidade para a gestão e para a percepção de risco. “A comunidade que é treinada em primeiros socorros, em noções de meio ambiente e em ações de voluntariado e em monitoramento comunitário, está mais preparada para enfrentar os desastres e para ações de solidariedade, de evacuação e de sinalização de pontos de risco”, ressalta Werton.

Para a assistente social da Sedec, Mariana Medeiros, a escolha dessa comunidade foi baseada nos recorrentes desastres ligados principalmente às chuvas, com alagamento e deslizamentos todos os anos, e também, devido a vulnerabilidade social das comunidades atingidas, que se agrava ainda mais com esses eventos adversos. “A ideia é que a partir desse grupo formado dentro de uma comunidade que já está exposta a algum tipo de risco, fomente a organização ativa da população, e fortaleça esse grupo, através de informações sobre a temática de riscos e sobre a capacidade auto protetiva das pessoas, através de boas práticas e hábitos”, disse.

Participaram do encontro moradores da comunidade, agentes da Defesa Civil Municipal e estadual, além de membros do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI).