A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) está iniciando as ações preparatórias para orientar a população sobre o período chuvoso de 2023/2024 e sobre medidas que podem ajudar na prevenção de riscos.
Algumas dessas ações envolvem um amplo cronograma de capacitações voltadas para o fortalecimento da comunicação de risco comunitária e a comunicação de risco midiática, chamada Defesa Civil Prepara.
Dentro desse cronograma está a promoção do Workshop Comunicação de Riscos para o período chuvoso, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCom). O evento será realizado no dia 24 de novembro, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), tendo como público-alvo jornalistas e outros profissionais de comunicação, além dos assessores de imprensa das secretarias estaduais.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a iniciativa visa preparar a população e os meios de comunicação para as condições adversas próprias do período chuvoso. “O workshop pretende estimular a atuação de jornalistas na cobertura de pautas que ajudem a promover a cultura de prevenção de desastres”, explica.
Para o coordenador estadual de Comunicação, Mussoline Guedes, o objetivo principal desta iniciativa é fazer com que cheguem às pessoas as informações corretas sobre as formas de prevenção de problemas decorrentes das chuvas, como alagamentos. “Essa iniciativa pode levar orientações técnicas e esclarecedoras para a população, com o apoio dos canais de televisão, jornais, portais de notícias e emissoras de rádio, ampliando o alcance da informação”, ressalta.
Conteúdo:
Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil
Comunicação de riscos e mudanças climáticas
Desastres e desinformação climática