Sedec lança mascote do programa Defesa Civil na Escola

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) lançou, nesta terça-feira (21), o mascote oficial do programa Defesa Civil na Escola. O lançamento faz parte da programação das ações preparatórias de prevenção e resposta durante o período chuvoso no Piauí.

Estiveram presentes, representantes da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), Casa Pet, Lar do Nando, bem como da Secretaria Municipal de Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Comissão de Defesa dos Animais da OAB-PI e Superintendência de Gestão da Secretaria de Educação do Piauí.

Segundo a coordenadora do Programa Defesa Civil nas Escolas, Valdite Leão, a iniciativa visa sensibilizar e alertar a população sobre os cuidados com os animais. “Hoje é um dia muito especial para a Defesa Civil do Estado. Estamos lançando o mascote que vai representar não apenas a prevenção, como também, a construção de um protocolo de proteção animal. É um momento importante para o estado do Piauí, onde não poderíamos deixar de fora esses seres tão amados”, ressaltou a coordenadora.

Para a coordenadora da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), Isabel Moura, o programa Defesa Civil na Escola contribui para que os alunos comecem a pensar e olhar diferente para os animais. “O animal é um ser vivo, é um membro da família, e precisa, até por não falar e não conseguir agir sozinho, desse suporte. Então, é uma ação importante do Governo do Estado e da Defesa Civil para que as escolas se transformem e que os alunos comecem a pensar e olhar diferente para esses seres. Esperamos que com essa iniciativa os animais sejam acolhidos e protegidos durante os desastres ambientais”, destacou Isabel.

A presidente da ONG “Abrace essa Causa”, Regina Ferreira, conta que a ação busca enaltecer e incentivar o fomento à causa animal. “Ficamos muito felizes pela iniciativa de pensar nos nossos animais, que normalmente não são vistos como prioridade. Agradecemos ao Governo e a Defesa Civil por estar dando visibilidade aos animais e aos seus cuidadores e protetores”, agradeceu a presidente.

O mascote da Defesa Civil é um cãozinho caramelo ou SRD, sem raça definida, cujo nome será objeto de uma enquete popular nas redes sociais da Sedec e, após o resultado da votação, o nome será usado de forma definitiva.