A Secretária de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) se reuniu, nesta quinta-feira (1º), com representantes do Centro de Zoonoses de Teresina, para discutir uma parceria em prol de difusão de boas práticas de combate ao Aedes aegypti, a partir de uma campanha educativa de prevenção e conscientização.
Segundo o diretor de prevenção e mitigação da Sedec, Werton Costa, a iniciativa faz parte do esforço da Defesa Civil de se manter em dia com o protocolo de proteção à vida. “Sabemos que as condições atmosféricas e meteorológicas podem proporcionar, durante o período chuvoso, a eclosão de vetores transmissores de doenças, como a dengue, a chikungunya e o zika. Diante desse quadro, a Sedec firma uma parceria com a gerência de zoonoses da capital, a fim de elaborar uma campanha educacional no sentido de combater as situações de transmissibilidade dessas doenças. Além disso, também encaminharemos documentos com orientações técnicas para todas as Coordenações Municipais de Defesa Civil no interior do Piauí”, explica o diretor.
Para Élcio Leite, gerente do Centro de Zoonoses, a parceria implicará diretamente no trabalho do controle dos vetores, especialmente do mosquito Aedes aegypti. “Estamos muito felizes e só temos a agradecer à Defesa Civil. Estamos lançando o nosso calendário eco epidemiológico, para que cada cidadão faça seu registro manual, pois cada um tem a sua responsabilidade. Assim, chegamos mais perto do controle do Aedes aegypti”, ressalta.