A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí participou, nesta segunda-feira (19), da solenidade de Lançamento da Operação Águas e Vida Piauí – Plano de Contingência para os Impactos do El Nino, um plano de contingência para minimizar os efeitos do El Niño no estado.

O plano de ação terá seis eixos principais de atuação: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação e Prevenção e Combate a Incêndios.

O governador Rafael Fonteles, conta que o plano envolve ações de curto, médio e longo prazo. “Trata-se de um plano complexo, envolvendo 13 órgãos do estado e com foco nos 106 municípios que estão em algum tipo de emergência. Visamos desde a recuperação de açudes e barragens, a erradicação dos carros pipa, avanço dos sistemas de abastecimento de água, poços, cisternas e, claro, a sustentabilidade econômica através do apoio à agricultura familiar, com grandes  investimentos em inovações junto à Semarh, Defesa Civil e IDEPI. Nosso objetivo é estar sempre um passo à frente em matéria de ações para combater os fenômenos climáticos que afetam o semiárido Piauí”, conta.

O Secretário de Defesa Civil, Nerinho, ressalta a importância do plano. “Hoje estamos marcando presença no lançamento desse que é o mais completo plano de combate às condições de estiagem em tempos de El Niño e mudanças climáticas. São 13 secretarias do estado unidas e alinhadas a fim desenvolver políticas públicas inclusivas, junto a toda a população piauiense. Nosso foco é a segurança hídrica, climática, alimentar, a sustentabilidade economia e o diálogo com a sociedade civil”, diz.