Diretores da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (28), com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho da Caridade, para dialogar sobre ações importantes e de natureza preventiva nos municípios, principalmente no que diz respeito à capacitação do corpo técnico municipal no domínio da política de gestão de riscos e desastres.
A reunião aconteceu na sede da APPM e contou com a presença dos diretores de Prevenção e Mitigação e de Resposta da Sedec, Werton Costa, José Inácio e o Cel. Kleber Soares do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a APPM tem representatividade muito forte junto aos municípios e essa parceria estratégica é necessária.
“Dialogamos com o presidente da APPM, Toninho da Caridade, ações importantes para os municípios, principalmente no que diz respeito à capacitação do corpo técnico municipal no domínio da política de gestão de riscos e desastres e a consolidação dos planos municipais de defesa civil. Na oportunidade, apresentamos a Campanha Banho Seguro, que para os municípios é de suma importância. Essas são ações fundamentais para combater a subnotificação de sinistros, fazendo uma radiografia completa da realidade do Piauí, no que tange a questão de riscos e desastres”, ressaltou o diretor.
Para o presidente da APPM, Toninho da Caridade, é uma parceria importante com a integração dos municípios com a Defesa Civil. “ Essa aproximação é relevante para que a Defesa Civil possa qualificar os técnicos municipais e estes possam registrar os ocorridos e os sinistros no município para que a Defesa Civil possa continuar esse trabalho preventivo”, explica Toninho.
Segundo o presidente da APPM, é uma parceria importante para os municípios e também para o estado do Piauí. “Acredito que dessa reunião saíram muitas ideias boas com vários planos de ações em conjunto para que possamos desenvolver e o mais importante é a qualificação das Secretarias Municipais da Defesa Civil, dando qualidade para que os municípios possam informar de forma correta os dados e possam agir de forma preventiva”, conta Toninho.