Com o objetivo de conscientizar os banhistas sobre os riscos de afogamento e informar as medidas de prevenção para evitar esse tipo de ocorrência, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) lançou, neste sábado (16), a campanha Banho Seguro, no município de José de Freitas.
Na oportunidade, a equipe da Defesa Civil e a Secretaria de Turismo, que é parceria na ação, dialogaram com a comunidade, apresentaram a campanha e visitaram a Barragem do Bezerro, atrativo turístico que atrai muitos banhistas para a região.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a campanha foi estruturada em três eixos, capacitação, intervenção educativa e sinalização de segurança. “Hoje, o Banho Seguro dá mais um passo importante aqui em José de Freitas, juntamente com a Setur, os órgãos municipais, os movimentos sociais e comunidade esportiva, para garantir que todos possam ter acesso a conhecimentos, orientações, sinalizações e treinamentos para usufruir com segurança, conforto e qualidade deste benefício maravilhoso que são as águas”, diz.
“Também visitamos a barragem de Bezerros, onde fizemos os primeiros alinhamentos com a comunidade do entorno da barragem e tratamos do cronograma da campanha, bem como os procedimentos que serão feitos nos próximos meses em relação às intervenções educativas, sinalização de segurança e a capacitação preventivas”, ressalta Werton.
Para a professora Elza Coutinho, o trabalho de conscientização precisa existir. “Enquanto educadora, fiquei muito feliz de estar participando do lançamento dessa campanha que vai conscientizar muitas pessoas, principalmente em relação às crianças e adolescentes, porque não é só a questão do Banho Seguro, são as práticas que adotamos. Se depender de nós, essa campanha vai continuar e será duradoura”, conta.
BANHO SEGURO
A campanha Banho Seguro é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (SETUR), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Polícia Militar e Sindicato dos Guias de Turismo, com o objetivo de reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada durante o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.