A aula de campo do curso de capacitação em “Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico”, realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), foi ministrada nesta quarta-feira (27). Foram visitadas áreas de risco nos bairros Vila Bandeirantes, Vila da Paz, Vale do Gavião e Pedro Balzi.
O objetivo é difundir o conhecimento ligado à percepção e mapeamento de riscos geológicos, buscando maior compreensão dos fenômenos geradores e potencializadores de risco e fortalecendo a capacidade de gestão de riscos e resposta a desastres naturais no país.
Segundo o engenheiro civil da Defesa Civil, Kevin Praça, trata-se de um momento essencial para aprimorar os conhecimentos. “Com essa prática, podemos desenvolver novos conhecimentos, observar e analisar as diversas realidades da capital do nosso estado, algo que irá agregar muito as nossas visitas técnicas e demais ocorrências que recebemos na Defesa Civil”, comenta.
O coordenador de Educação e Capacitação da Defesa Civil, Wellington Sousa, conta que a aula em campo irá contribuir para a percepção de risco dos técnicos da Defesa Civil. “Assim, podemos observar na prática como se comportam as áreas de risco e como identificar esses pontos de atenção. Além disso, é essencial para quando estivermos em campo, analisando, dando um suporte para a sociedade e prestando todo o atendimento e ajuda necessária”, diz.