Defesa Civil inicia mapeamento das áreas de risco em Teresina

 A Diretoria de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) iniciou, na manhã desta segunda-feira (08), o mapeamento das vias localizadas em áreas de risco no bairro Satélite, em Teresina. O objetivo é auxiliar na atualização da plataforma de navegação por GPS, Waze, como forma de prevenção buscando contribuir para o deslocamento e transporte seguro de condutores na capital piauiense.

De acordo com o técnico em Geoprocessamento da Sedec, Wellington Sousa, o mapeamento das vias é essencial para proteger os moradores e motoristas que trafegam na região.

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50.32.jpeg

“Estamos aqui hoje no bairro Satélite realizando um levantamento das principais vias e ruas que são pontos críticos relacionados, principalmente, à alagamentos. Esse levantamento vai ser o suporte para realizar o mapeamento desses pontos de risco, onde faremos uma atualização na plataforma Waze. A partir desses locais de alagamentos, disponibilizar auxílio à população quando for trafegar e evitar esses pontos que são críticos no bairro”, explicou o técnico.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro Satélite, Ditosa Lima, o auxílio da Sedec é muito importante para dar suporte à população e evitar desastres ocorridos por enchentes ou chuvas intensas dentro da comunidade.

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.53.57.jpeg

“Estou hoje com a equipe da Defesa Civil para que possam ajudar com algumas de nossas solicitações, como placas de identificação em áreas de risco, além de maior suporte porque acredito que irão ser realizadas várias melhorias em nossa comunidade. Nós já participamos de diversos cursos de capacitação, orientação de primeiros socorros e isso é muito importante para gente”, afirmou a presidente.

A plataforma Waze será alimentada por dados gerados pela Sedec, a partir de uma abordagem participativa com lideranças comunitárias capacitadas na metodologia da percepção de riscos.

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50.31.jpeg
 

Leia Também