A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), por meio da Diretoria de Prevenção e Mitigação, e a Secretaria Estadual de Relações Sociais (Seres) se reuniram, nesta terça-feira (23), com militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens do Piauí (MAB), para alinharem ações relacionadas a um projeto de utilização de recursos em benefício às famílias que vivem nos arredores de Barragens. O encontro aconteceu no auditório da Etipi.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, o impacto social do projeto irá alcançar muitas famílias. “Consideramos muito importante essa parceria. Discutimos um projeto que terá um impacto incrível na realidade social das comunidades do entorno de barragens, uma parceria com a Defesa Civil, Seres e MAB. Assim, buscamos fomentar um aproveitamento melhor das águas das barragens para que elas cumpram sua função social e que, com sustentabilidade, segurança hídrica e alimentar, possamos impactar positivamente a população piauiense”, conta.
A militante do Movimento dos Atingidos por Barragens, Mariana Arouche, ressalta a importância do diálogo. “Esse momento é necessário para que possamos construir esse projeto pensando no entorno das barragens e como as famílias podem ser beneficiadas com os recursos hídricos, territoriais, relacionados à alimentação e outros”, comenta.
Na ocasião, os movimentos sociais puderam dar sugestões e alinhar a criação de uma rede de colaboração e monitoramento participativo, chamada de Rede Observacional Colaborativa, para atuar em todo território piauiense, discutindo temáticas relacionadas às barragens, prevenção aos desastres, proteção civil e outras pautas.
Nesse diálogo, estiveram presentes, além da equipe da Defesa Civil, a Secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes, a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), da Secretaria do Planejamento do Piauí e movimentos sociais em geral.