Defesa Civil Estadual participa de workshop para elaboração de plano nacional em Brasília

O secretário de Estado da Defesa Civil (Sedec), Nerinho, e o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, participaram, nesta quarta (14) e quinta-feira (25), em Brasília, do Workshop “O Plano em Perspectivas”. O evento foi realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).

O workshop visa promover o diálogo entre as autoridades estaduais e regionais de defesa civil no país para a elaboração e efetivação do Plano Nacional de Defesa Civil. De acordo com o secretário da Defesa Civil, Nerinho, o evento serve de inspiração para que o Piauí construa seu plano estadual no mesmo protocolo da Defesa Civil Nacional.

” Trata-se da apresentação da versão preliminar do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil para que possa tomar conhecimento de todo o processo de elaboração do plano no seu estágio atual e os próximos passos que devem culminar com a finalização desse trabalho que vai ser o parâmetro para toda e qualquer política de defesa civil no Brasil”, afirma o secretário.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.36.36.jpeg

Segundo o secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, o encontro foi de grande importância para o alinhamento das ações coletivas e diálogo entre as autoridades de defesa civil no país.

“Estamos na reta final de construção do Plano Nacional de Defesa Civil e buscamos a efetividade no apoio às populações impactadas pelos desastres, desde o gerenciamento de riscos e na gestão dessas ações. Contamos com o apoio de todos os colaboradores nas defesas civis estaduais e municipais para alcançarmos esse objetivo”, ressaltou o secretário.

A programação contou com a apresentação dos principais resultados dos produtos/etapas de 2 a 9 do Plano Nacional; rodada de discussão sobre as impressões, ideias, sugestões e opiniões dos presentes; atividades em grupo com representantes da defesa civil por regiões, analisando e traçando estratégias relativas às metas e indicadores do plano e atividades em grupos por região: metas e indicadores.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.40.42.jpeg

Por fim, foi realizada uma sessão de relatoria para a apresentação dos dados e informações, encerrando o evento com os comentários da equipe técnica da Defesa Civil Nacional.

O Plano Nacional de Defesa Civil é um documento que tem uma dimensão colaborativa e participativa, sendo construído de forma democrática pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, contemplando as vozes das minorias, dos movimentos sociais, destacando toda a institucionalidade do projeto, para garantir maior efetividade no campo da proteção civil.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.36.37.jpeg